Apresentação

Acesso Livre é a revista da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (Assan), criada com o objetivo de ser um meio de divulgação alternativo e de acesso livre à discussão e ao conhecimento sobre a realidade das instituições arquivísticas e de memória, e também a questões referentes a administração e políticas públicas, democracia, acessibilidade, sistemas e tecnologias de informação e comunicação, direitos e movimentos sociais, entre outros temas que influenciam na preservação e no acesso ao patrimônio cultural e no dia a dia dos profissionais que atuam ou fazem uso dessas instituições.

A função primordial da administração pública é garantir aos cidadãos o pleno acesso aos serviços e à informação. O acesso é, portanto, uma questão fundamental para a democracia e o exercício da cidadania, pois é o modo de garantir transparência e universalização das ações do Estado e de seus agentes, assim como de associações e demais entes representativos.

Acesso Livre pretende, assim, contribuir com a democratização da informação e terá sempre um dossiê temático e um espaço para artigos livres, desde que alinhados a esta política editorial e a uma postura crítica e propositiva.

ISSN 23190698

CONSELHO EDITORIAL (Biênio 2015-2016)

Adriana Cox Hollós – Arquivo Nacional e Museu de Astronomia e Ciências Afins

Carlos Frederico Coelho da Silva Bittencourt – Arquivo Nacional

Leonardo Augusto Silva Fontes – Arquivo Nacional

Luiz Salgado Neto – Arquivo Nacional

Renata dos Santos Ferreira (Presidente) – Arquivo Nacional

Rodrigo Aldeia Duarte – Arquivo Nacional

Thiago Cavaliere Mourelle – Arquivo Nacional e Universidade Federal Fluminense

INDEXADA EM

Diadorim

Redib-logo

latindex

oaji

logo_cropped DOAJ

DRJI_Logo